ASTAPE

Smiley face

Refinaria revela uma história de pioneirismo repleta de desafios

Fundada em meio ao movimento “O petróleo é nosso”, na década de 50, empresa muda seu nome de olho no futuro

Inaugurada em 14 de dezembro de 1954, a Refit, ex- Refinaria de Petróleos de Manguinhos, nasceu com DNA inovador e diferenciado, em plena campanha nacionalista “O petróleo é nosso”. Época na qual o Brasil vivia um momento de desenvolvimento econômico e expansão industrial.

A idealização da refinaria, localizada na zona norte do Rio de Janeiro, começou bem antes. Em 30 de outubro de 1945, o Diário Oficial publicava o decreto e o edital de concorrência pública para a instalação de duas refinarias de petróleo, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. Nesse momento, entra em cena DraultErnanny, empresário, banqueiro e político, que transformou uma visão em realidade. Defensor da autossuficiência energética do Brasil, ele foi convidado por amigos para participar como cotista da refinaria que seria erguida em São Paulo. Mas preferiu formar um grupo efundar uma unidade no Rio de Janeiro, que anos depois viria a ser a Refinaria de Petróleos de Manguinhos.

Leia mais:

https://oglobo.globo.com/economia/ciclos-empresariais/refinaria-revela-uma-historia-de-pioneirismo-repleta-de-desafios-22237896#ixzz53XMrTw4j
stest

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com