ASTAPE/RJ
Muita alegria e celebração das lutas na comemoração de 42 anos da ASTAPE/RJ.
ASSEMBLEIA GERAL DA ASTAPE/RJ
A ASTAPE/RJ convoca a todos os seus associados para participarem da Assembleia Geral que será realizada no auditório da ASTAPE/RJ no dia 18 de junho, às 14h.
Clique no botão “saiba mais”, logo abaixo, para acessar o documento publicado com a ordem do dia!
COMUNICADOS
Clique para ver todos os comunicados da nossa associação, fique bem informado.
FALA PRESIDENTE
Comentários, críticas e recados do presidente da nossa associação.
PAPO RETO
Os editoriais que estão na nosso jornal impresso também estão aqui, leia com agilidade rapidez o que passa no mundo petroleiro.
ANIVERSÁRIOS
Nossas homenagens aos que fazem aniversários neste mês.
JORNAL DA ASTAPE/RJ
Notícias sobre as lutas dos trabalhadores por direitos, pela anistia e em defesa da Petrobras.
OBTUÁRIO
É com muito pesar que noticiamos estes falecimentos. A Diretoria da ASTAPE/RJ e seus associados comungam com a dor de seus familiares.
editoriais
UM POUCO DA NOSSA FESTA

PAPO RETO
CARTA ABERTA À CATEGORIA PETROLEIRA
A ASTAPE-BA vem, por meio desta carta aberta, compartilhar com a categoria petroleira os objetivos centrais e os principais encaminhamentos do Seminário “O Futuro da Petros e da AMS”, realizado no dia 08 de abril de 2026, em Salvador.
O seminário reuniu especialistas, dirigentes sindicais, trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas de diversos estados do país, consolidando-se como um espaço plural, democrático e de construção coletiva. Mais do que um evento, foi um momento estratégico de reflexão crítica sobre temas que impactam diretamente a vida, a segurança financeira, a saúde e o futuro de milhares de famílias petroleiras.

FALA PRESIDENTE
Apenas o avanço organização operária garantirá o fortalecimento da pauta da redução da jornada de trabalho!
Passado o 1° de maio, o dia internacional dos trabalhadores, é necessário que façamos um bom balanço sobre o direcionamento político dado ao movimento operário pelas forças que hoje o dirigem no país e sua principal pauta: a redução da jornada, sem redução de salários. Ao mesmo tempo que conseguimos visualizar possibilidades concretas de avanço na pauta da redução da jornada, um debate que historicamente mobilizou o movimento operário em todo o mundo, o cenário que se viu nesse 1° de maio foi de atos vazios, realizado de forma protocolar, e direcionados a uma tática parlamentar de luta que se pauta exclusivamente pelo calendário eleitoral.
